Carnaval Lixo Zero

O carnaval está chegando e é hora de se divertir! Porém, primeiro, vale uma reflexão e uma mudança de atitude.

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, no carnaval de 2018, foram recolhidas mais de 900 toneladas de resíduos provenientes do carnaval de rua e do Anhembi, desse total, apenas 11 toneladas são correspondentes a material reciclado. Dados da mesma pesquisa dizem que este valor é cerca de 50% maior do que o registrado no ano de 2017. Agora, pare um minuto para pensar sobre o que esse montante representa em apenas quatro dias de folia…

Não é preciso um grande esforço para imaginarmos que o aumento exponencial de lixo também ocorre em qualquer outra localidade do país, inclusive nossas queridas cidades da Baixada Santista, destino preferencial de turistas nessa época do ano. Os serviços de coleta e multas não são suficientes para controlar essa situação.

Considerando essa grave situação em relação ao lixo, que tal se a gente fizer diferente e fazer a diferença?

Antes de cair na folia este ano, reserve 5 ou 10 minutinhos para planejar o que pretende levar, consumir e descartar, colocando em ação os 3 R’s da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar, nessa ordem).

  • Leve de casa o que vai precisar, reduzindo o consumo de tudo o que julgar desnecessário. Acondicione bebidas e comidas em garrafas, tupperware e potes reutilizáveis. Leve também uma caneca ou copo reutilizável.
  • Em bares e restaurantes, você tem o direito de recusar itens de plástico descartáveis (canudos, copos, pratos, etc.) e usar os que levou. Você também pode pedir que lhe sirvam com copos de vidro ou louça e guardanapos de pano, reutilizáveis por natureza.
  • Em último caso, se realmente precisou comprar algo em embalagens descartáveis, procure por lixeiras próprias para reciclagem. Caso não haja, exija dos estabelecimentos que as coloquem à disposição da população. Isso inclui os bailes de carnaval e os trajetos planejados para os blocos de rua.
  • Por fim, quando o carnaval passar, reflita sobre o que produziu de lixo, que destino deu a ele e o que mais pode fazer para reduzir seu consumo e resíduos em uma próxima vez.

 

#santoslixozero #carnavalsemlixo #consumoconsciente #sustentabilidade

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/amlurb/noticias/?p=249892

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta