Economia circular

No último Papo Verde, trouxemos para a discussão o tema economia circular que, ao contrário da economia linear, em que as premissas são extração-produção-consumo-descarte (com grande exploração de recursos naturais, produção em massa, consumo desenfreado e geração de lixo), intenta promover a sustentabilidade por meio de um design circular. Essse termo é também conhecido como Cradle to Cradle, ou “do berço ao berço”, e objetiva mudar o conceito de lixo e agregar valor e utilidade máxima a produtos e materiais em sua cadeia. 
Para alcançar essa economia mais sustentável, a Ellen MacArthur Foundation, uma das fundações mais engajadas no assunto, identificou um conjunto de seis ações que empresas e governos podem aplicar com essa finalidade, chamado ReSOLVE.

● REGENERATE (regenerar): mudar para energia e materiais renováveis, recuperar, reter e restaurar a saúde dos ecossistemas; devolver recursos biológicos recuperados à biosfera.
● SHARE (compartilhar): compartilhar ativos (p. ex.: automóveis, salas, eletrodomésticos); reutilizar/usar produtos de segunda mão; prolongar a vida dos produtos por meio de manutenção, projetar visando à durabilidade, possibilidade de atualização, etc.
● OPTIMISE (otimizar): aumentar o desempenho/eficiência do produto; remover resíduos na produção e na cadeia de suprimentos; alavancar big data, automação, sensoriamento e direção remotos.
● LOOP (ciclar): remanufaturar produtos ou componentes; reciclar materiais; usar digestão anaeróbia; extrair substâncias bioquímicas dos resíduos orgânicos.
● VIRTUALISE (virtualizar): desmaterializar diretamente (p. ex.: livros, CDs, DVDs, viagens); desmaterializar indiretamente (p. ex.: compras on-line).
● EXCHANGE (trocar): substituir materiais não renováveis antigos por outros mais avançados; aplicar novas tecnologias (p. ex.: impressão 3D); optar por novos produtos/serviços (p. ex.: transporte multimodal).

Apesar dessa estrutura ser observada e proposta para empresas e governos, podemos refletir sobre como colocar em prática essas ações em nosso dia a dia. E aí, conta pra gente de que formas você tem praticado a economia circular?!

#santoslixozero #lixozero #zerowaste #economiacircular #designcircular#sustentabilidade #repensar #reduzir #reusar

Mariane Costa – ECoLab Criativo

Fonte: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/…/Rumo-a%CC%80-eco…

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta