Equipe Santos Lixo Zero

Nossa História e Parcerias

O Santos Lixo Zero nasce em Agosto de 2017 e logo encara o desafio de organizar o I Encontro Lixo Zero que ocorre no dia 3/10/17 na OAB/Santos. Para além da importante parceria com a OAB, o Encontro contou com a apresentação da 3E Sustentabilidade, Rede Resíduo, Gedi, GerminAção, Orquidário de Santos, Instituto EcoFaxina, Projeto Óleo Noel, Paróquia Sustentável, Ong Ecophalt, Fundação Settaport, Instituto Biosantos, Fórum da Cidadania, Escola Carmelita, Jardim Botânico de Santos, Secretaria do Meio Ambiente e exposição artística da Surf Recycle.

Logo em seguida, de 20 a 29 de Outubro de 2017 foi realizada a I Semana Lixo Zero, com a participação da Fundação Settaport, Ong Sem Fronteiras, Feira de Orgânicos, Óleo Noel, Orquidário, Condomínio Sustentável, Projeto Ecobrincar, Expoimar, Fórum da Cidadania, Jardim Botânico, Lobo Estúdio, GerminAção, Secretários do Meio Ambiente de Santos, Guarujá, Praia Grande, Cubatão e Itanhaém, Yoga Beach Temple, Instituto Mar Azul, Instituto EcoFaxina e fotos de Tiago Cardeal.

O ano de 2018 começa com um convite para uma palestra no Comdema de Peruíbe, muitas reuniões de articulação, em Abril participamos do Festival das Águas em Bertioga e realizamos uma ação de logística reversa no shopping em parceria com GerminAção, Rico Lixo e Pastoral da Ecologia. Em Agosto, realizamos um dia inteiro de oficinas lixo zero no Instituto Procomum, almoço vegetariano com PANCs e em seguida realizamos o II Encontro Lixo Zero na Unisantos, que teve a parceria do Projeto Albatroz e GerminAção e apresentações sobre Tendências, Energia solar, Biodigestão, participação de representantes do Ibama, Projeto Albatroz, Plano Municipal de Educação Ambiental, Defar, Unisantos, Fórum da Cidadania, absorventes e fraldas ecológicas, consumo crítico, Ong Sem Fronteiras, Comares, Recimar, GerminAção, Verde Mato, Horta Bons Frutos, Jardim Botânico, OAB, Projeto Guarulhos Lixo Zero, Secretaria do Meio Ambiente, Comissão do Meio Ambiente da Câmara e ainda exposições artísticas do Lab22, Ecobrincar, DiRua, Andrea Campanilli, Supereficiente e Mudo, e contou com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente de Santos que fez ecobags para serem distribuídas para todo o público.

Em Setembro de 2018, fizemos uma parceria para o Dia Mundial de Limpeza com a Canoa Brasil e deixamos o Sangava limpinho.

A II Semana Lixo Zero, em Outubro de 2018, teve a participação da Unisantos, OrganicaMente Criativa, EcoLab, Instituto EcoFaxina, Feira de Orgânicos, Orquidário, GerminAção, Instituto Procomum, Jardim Botânico, Casa Velha, Cooperativa Comares, Fórum da Cidadania, Unisanta, Codesp, Pastoral da Ecologia, Quintal da Véia, Unifesp, Banco do Tempo 013 e Lobo Estúdio.

A partir da II Semana LZ o Cine-debate e o Papo Verde ganham vida própria e se tornam ações mensais. Fizemos 2 cine-debates na Estação da Cidadania, depois acertamos parceria com o Cineclube Lanterna Mágica da Unisanta e realizamos os demais cine-debates de 2019 lá. Fizemos os primeiros Papo Verde no Quintal da Véia, depois na praia, no verão, e posteriormente passamos a realizar os encontros no Sesc.

O ano de 2019 começou com grande expectativa de união de esforços e em Abril a Associação sem fins lucrativos Santos Lixo Zero foi formalizada. O III Encontro Lixo Zero realizou-se em Agosto na Unifesp e contou com a participação do Fórum da Cidadania, Condomínio Sustentável, Oxigênio Criativo, Ong Sem Fronteiras, Santos Copinhos (coletores menstruais), Plantio Coletivo, Comdema, Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Santos, Secretaria do Meio Ambiente e Pastoral da Ecologia, para além das exposições de Gijoka’s, Del Mare, Arteviva, Repense, Santos Copinhos, Encanto de Verbena, Ciklo, Mineralia, LunaEssência, Morada da Floresta, Sagui Óculos, Aviva Solos, Tecido e Carinho e contou com o apoio da Vale Verde.

No Dia Mundial de Limpeza de 2019 tivemos a parceria do Vasco da Gama, Instituto Energia e, como a data coincidiu com o Dia da Árvore, também fizemos parceria com a Estação da Cidadania e o grupo Plantio Coletivo. Após a limpeza das encostas da Ponta da Praia, plantamos uma árvore no jardim próximo ao Aquário Municipal.

Esses são nossos parceiros, para além da empresa Comunikar – Marketing Digital e Instituto Lixo Zero Brasil.

Para 2020 conseguimos o patrocínio parcial do Porto de Santos que nos ajudará a alavancar ainda mais nossas ações. Mais patrocínios, apoios e voluntariado são muito bem-vindos!