O Santos Lixo Zero é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo despertar a consciência ambiental e a mudança de atitude em toda Baixada Santista.

Seguindo os passos do movimento Zero Waste e do Instituto Lixo Zero Brasil, o Santos Lixo Zero vem, desde 2017, realizando ações como: palestras, oficinas, cine-debates, rodas de conversa, fóruns, semanas lixo zero, entre outras.

O conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA, Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida no qual o indivíduo, e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

RECUSAR: Ao recusar produtos e embalagens desnecessárias ou de alto impacto ambiental, você atinge a máxima eficiência ao não gerar resíduos. Ex. recusar canudinhos, sacolas plásticas ou embalagens que não têm reciclagem efetiva. 

REDUZIR: Reduza seu consumo. Dê preferência por produtos de qualidade e maior durabilidade. Compre alimentos a granel, levando seu próprio recipiente, utilize ecobags, lâmpadas LED, pilhas recarregáveis, produtos com refil.

RECICLAR: Ao reciclar você economiza água, matérias-primas, energia, contribui para a redução da poluição e prolonga a vida útil dos aterros sanitários, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.

REPENSAR: É muito importante repensar hábitos de consumo antes da compra. Que tipo de empresa e processo você está financiando? Os produtos e suas embalagens têm reciclagem efetiva? Você realmente precisa de algo novo ou pode reaproveitar o que já tem? Lembre-se também do cuidado com os resíduos especiais: o óleo usado, eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias devem ser levados até ecopontos. Veja na sessão Dicas Úteis.

REUTILIZAR:  Ao reutilizar, você amplia a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas e na queima de combustíveis fósseis. Doe roupas, conserte o que estiver quebrado, use a criatividade. Ex.: reutilize garrafas, copos de requeijão, roupas etc.

A missão do Santos Lixo Zero é unir pessoas, disseminar a consciência ambiental e juntos construirmos um viver mais ético, responsável, equilibrado e em harmonia com todos os seres do planeta. É esse o desafio que nos move!

Seja muito bem-vind@ e venha somar com a gente!

Conheça nossas realizações!

I Fórum Santos Lixo Zero - 2017

Banner

Apresentações

Público

Exposições

I Semana Lixo Zero - 2017

Fundação Settaport

Eletroeletrônicos

Ong Sem Fronteiras

Limpeza de Praia

Feira de Orgânicos

Condomínio Sustentável

Limpeza do Sangava

Secretários MA/BS

II Fórum Santos Lixo Zero - 2018

Banner

Apresentações

Público

Exposições

II Semana Lixo Zero - 2018

Palestras

Cooperativas

Comares

Limpeza Manguezal

Papo DaHora

Oficinas

Audiência Pública

Orquidário

Papo Verde

Cine-debate

Ações Diversas

Palestras

Oficinas

Trip Lixo Zero

Logística Reversa

Fechar Menu