Semana Lixo Zero​

A Semana Lixo Zero é uma Plataforma de Mobilização Social. Tem como objetivo mobilizar, provocar novas atitudes e promover a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.

Realizada em Santos desde 2017, já acontece em mais de 100 cidades simultaneamente, criando uma semana nacional de discussão, mobilização e empoderamento. Nela, convidamos a sociedade a se organizar em nichos (grupos com os mesmos interesses, formação, local), para discutir sobre o CONSUMO e a RESPONSABILIDADE SOBRE os RESÍDUOS provenientes desse consumo.

O objetivo principal é empoderar a sociedade para mudar sua relação com os recursos naturais, difundir o conceito Lixo Zero, mobilizando pessoas, negócios e comunidades para as boas práticas relacionadas à causa.

A Semana é composta por eventos gratuitos e auto-geridos. Tanto o Santos Lixo Zero como outra organização, pessoa ou coletivo podem organizar eventos que irão compor a agenda da Semana e serão amplamente divulgados na mídia local.

São exemplos de coletivos que podem se organizar para promover a reflexão, em forma de evento:

Na verdade, todos são considerados potenciais organizadores de eventos, uma vez que o objetivo é reunir pessoas que tenham os mesmos problemas e as mesmas soluções, que possam ser compartilhadas, garantindo assim um legado para a ação. Todos os eventos devem ser autônomos, com uma pessoa, ou um coletivo organizando voluntária ou voluntariosamente. Os eventos podem ser diversos, com qualquer tamanho, público ou formato que o organizador gerar.

São exemplos de ações ou eventos que podem compor a Semana:

    • Aferição de pressão
    • Orientações de Saúde
    • Orientações de saúde bucal
    • Orientações de combate a dengue

A Semana Lixo Zero ocorre sempre na última semana de Outubro.